O monitor padrão enviado junto com cada remessa de monitores individuais para cada local e período de uso tem as seguintes finalidades:

  • Registrar as exposições ocorridas durante o transporte dos monitores da Sapra até a instituição (setor ou local de uso), durante a remessa, e também da instituição até a Sapra, durante sua devolução para leitura e análise
  • Registrar as exposições devido à radiação de fundo natural da cidade ou região onde se localiza a instituição

A leitura do dosímetro padrão enviado será utilizada para o cálculo das doses dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos à radiação (IOE) desse local e nesse período de uso. As exposições registradas pelo monitor padrão serão consideradas no cálculo das doses como uma exposição não recebida pelo colaborador durante a sua jornada de trabalho com radiação ionizante.

Dessa maneira, as doses constantes do “Relatório de Coleta de Dose” de um setor serão calculadas utilizando a leitura do dosímetro padrão utilizado nesse setor. O valor da dose do monitor padrão é indicado no campo de legendas do “Relatório de Coleta de Dose Mensal” para o conhecimento do Responsável pela Proteção Radiológica.

O monitor padrão deve ser guardado durante o período de uso em local seguro, com temperatura amena (entre 20°C e 30°C), umidade relativa baixa, longe de qualquer tipo de radiação e protegido de qualquer dano físico. Todos os demais monitores individuais, quando não estiverem sendo utilizados, deverão ser mantidos sempre junto ao monitor padrão destinado a esse local de uso.

No final do período de uso, os monitores individuais e o monitor padrão deverão ser enviados pela instituição sempre juntos para a Sapra Landauer para leitura e análise.

  • Observações importantes

O monitor padrão não pode ser utilizado como monitor ambiental ou como controle ambiental da instituição, sendo de uso apenas do Laboratório de Dosimetria Individual Externa para o cálculo das doses, não devendo ser utilizado por nenhum objetivo que não os acima descritos. Monitores podem ser utilizados como Monitores Ambientais ou de área para o controle das exposições dos ambientes, desde que claramente estabelecidos entre a instituição e a SAPRA Landauer, com procedimentos específicos e conforme recomendação para esta aplicação. Para a avaliação da blindagem das portas, paredes e visores de uma instalações e blindagem dos equipamentos de raios-X deve ser realizado o levantamento radiométrico ambiental e teste de radiação de fuga dos equipamentos.