Os monitores individuais devem ser utilizados durante toda a jornada de trabalho com radiação, sempre presos junto ao corpo, na lapela, na região mais exposta do tórax. Cuidados devem ser tomados para que nenhum objeto se interponha entre a exposição a ser medida e o monitor do indivíduo que está sendo monitorado. Deve ser evitado o uso dos monitores presos a correntes ou acessórios similares que possam levar ao movimento do monitor durante os procedimentos com radiação.

Conforme ANVISA – RDC Nº 611 DE 09:03:2022, para Radiologia Diagnóstica e Intervencionista, o Serviço de Monitoração deve orientar quanto ao uso do monitor individual. A recomendação da Sapra Landauer: os monitores devem ser utilizados sempre presos junto ao corpo, na lapela, na região mais exposta do tórax, e quando do uso do avental de chumbo de proteção, o monitor na região mais exposta do tórax sobre o avental.

Ao término da jornada de trabalho, ou sempre que não estiverem sendo utilizados, os monitores individuais devem ser mantidos junto ao monitor padrão destinado ao respectivo local de uso.

Os monitores devem ser utilizados por um período de 30 dias completos, exceto nas situações especiais em que haja uma recomendação da Sapra Landauer, em acordo com os responsáveis pela proteção radiológica da instituição.

  • Observação importante

Os monitores são individuais e intransferíveis e só podem ser usados pelo indivíduo e no local para o qual foi designado. O local refere-se a uma instituição (instalação, ou estabelecimento ou serviço) ou a cada setor de uma instituição.