A Sapra Landauer lança uma websérie original com informações técnicas atualizadas sobre proteção radiológica, com a participação de especialistas da área. A série tem o objetivo de difundir informação útil e precisa a profissionais de radiologia, de forma sucinta e acessível.

Nesta primeira temporada, serão divulgados seis video-entrevistas de curta duração, por meio de uma newsletter de email e também no website da Sapra. Participam das entrevistas profissionais de destaque ligados a órgãos como a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

“Os vídeos trazem uma oportunidade para qualquer pessoa, seja pesquisador, empresário, técnico ou estudante, aprender e refletir sobre proteção radiológica e os variados assuntos que envolvem o tema”, afirma o físico Paulo Mascarenhas, diretor da Sapra Landauer e idealizador do projeto.

Confira, a seguir, o tema e o entrevistado dos episódios da websérie “Proteção Radiológica: Dicas, Entrevistas, Histórias e Curiosidades”. Após sua veiculação na newsletter da Sapra, os vídeos serão disponibilizados também no site da empresa: www.sapralandauer.com.br.

VídeoTema/SinopseEntrevistado

Otimização de Doses para Radiodiagnóstico

Estratégias de otimização das doses e como elas podem ser perseguidas, implementadas e observadas por fabricantes e usuários de equipamentos radiológicos.
Dra. Helen J. Khoury
Dosimetria Pessoal: implantação do equivalente de dose individual Hp (10) no Brasil

Importância de se conhecer a dose do Indivíduo Ocupacionalmente Exposto e a implantação do equivalente de dose individual Hp(10) no Brasil.
Dr. Francisco César Augusto da Silva
Monitoração Individual / Gerência de Doses Ocupacionais (GDOSE)

Definição e importância da monitoração individual para os Indivíduos Ocupacionalmente Expostos à radiação ionizante. Os principais objetivos do GDOSE – Gerência de Doses Ocupacionais Externas.
Dra. Cláudia Maurício
Dosimetria de Campos Pequenos de Radioterapia

Dosimetria de campos pequenos de radioterapia com feixes de fótons e quais as aplicações na área médica.
Dra. Helen J. Khoury
Efeitos Biológicos em Radiologia Intervencionista

Os principais riscos e efeitos biológicos em Radiologia Intervencionista. A relação entre a qualidade da imagem e o desempenho dos exames e as doses de radiação que são ministradas ao paciente e aos trabalhadores do setor.
Dra. Lucía Canevaro
Aplicação de Técnicas TL em Estudos do Patrimônio Cultural

O trabalho de aplicação de técnicas de análises não destrutivas em estudos do Patrimônio Cultural.
Dra. Helen J. Khoury

Veja quem são os especialistas entrevistados:

Dra. Cláudia Maurício
Tecnologista Sênior da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). É responsável técnica do Laboratório de Dosimetria Termoluminescente da Divisão de Dosimetria do Instituto de Radioproteção e Dosimetria. Gerencia o Sistema Brasileiro de gerenciamento de doses ocupacionais externas (GDOSE).

Dr. Francisco Cesar Augusto da Silva
Pesquisador titular, sub-coordenador e professor permanente do curso de pós-graduação do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). É coordenador do Comitê de Avaliação de Serviços de Ensaio e Calibração (CASEC/IRD).

Dra. Helen J. Khoury
Professora titular do Departamento de Energia Nuclear da Universidade de Pernambuco. Coordena atualmente o Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes do DEN/UFPE. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) nos períodos de 1999 a 2001 e de 2004 a 2006. Atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Dosimetria de Estado Sólido e vice-presidente da International Society of Solid State Dosimetry (ISSDO)

Dra. Lucía Canevaro
Pesquisadora no Instituto de Radioproteção e Dosimetria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Tem experiência na área de física médica com ênfase nas aplicações das técnicas fluoroscópicas em radiologia diagnóstica e intervencionista. Colabora como perita e participa em projetos com a Agência Internacional de Energia Atômica em temas relacionados à física médica.