A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)
A Comissão Nacional de Energia Nuclear foi criada em 1956 como autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ela é responsável por desenvolver a política nacional de energia nuclear e atua como órgão superior de planejamento, orientação, supervisão e fiscalização em relação ao setor. Para isso, a CNEN estabelece normas e regulamentos em radioproteção e é responsável por regular, licenciar e fiscalizar a produção e o uso da energia nuclear no Brasil. A comissão investe também em pesquisa e desenvolvimento para um uso cada vez mais amplo e seguro das técnicas do setor nuclear, visando a segurança na operação dos materiais e equipamentos radioativos.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde e criada em 1999 como autarquia de regime especial. Ela exerce o controle sanitário de produtos e serviços, nacionais ou importados, submetidos à vigilância sanitária, incluindo medicamentos, alimentos, produtos médicos e serviços de saúde, que precisam ter a aprovação da Anvisa para serem comercializados, implementados ou produzidos no país. A agência também atua na promoção de iniciativas de educação e pesquisa nessa área, com oferta de cursos, projetos de capacitação, manutenção de uma biblioteca digital e atividades de apoio à pesquisa, incluindo uma Câmara Técnica de Pesquisa (Catepe).

SBPR – Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica
A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica (associação civil) sem fins lucrativos, filiada à International Radiation Protection Association e à Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe. Seus objetivos, sobretudo no campo da educação, são: promover o intercâmbio de conhecimentos na área de proteção radiológica e temas afins, a difusão dos critérios de radioproteção, da segurança nuclear e dos critérios de normatização, tanto para o meio científico, técnico e acadêmico quanto para a sociedade em geral.

Agência Internacional de Energia Atômica
A Agência Internacional da Energia Atômica (International Atomic Energy Agency, em inglês) é um fórum intergovernamental que atua em âmbito mundial para a cooperação científica e técnica no campo nuclear. Sua missão é promover a utilização segura e pacífica da ciência e tecnologia nuclear, contribuindo para a paz e a segurança internacionais.

Proteção Radiológica de Pacientes
Página online da Agência Internacional da Energia Atômica que apresenta informações específicas sobre o uso seguro de radiação ionizante em atividades de medicina, visando a segurança de profissionais da saúde e seus pacientes.

LATIN SAFE
Organização dedicada à proteção de pacientes contra radiações que atua na América Latina, com conteúdos publicados em português e espanhol. Sua missão é ajudar a sensibilizar radiologistas, médicos que prescrevem, técnicos, pacientes e a população em geral para a importância do tema.

Image gently
Página vinculada à Aliança para a Segurança de Radiação em Imagens Pediátricas (Alliance for Radiation Safety in Pediatric Imaging, ou Image Gently Alliance, em inglês), que tem a missão de conscientizar e promover ações em prol do uso seguro de tecnologias de imagem no atendimento médico a crianças em todo o mundo. Suas entidades fundadoras incluem a Sociedade de Radiologia Pediátrica, Sociedade Americana de Tecnologia Radiológica, da Associação Americana de Físicos em Medicina, entre outras.

Image Wisely: Radiation Safety in Adult Medical Imaging
O Colégio Americano de Radiologia e a Sociedade Radiológica da América do Norte formaram essa força-tarefa sobre proteção radiológica de adultos para responder a preocupações sobre o aumento da exposição da população à radiação ionizante de imagiologia médica. A iniciativa tem a colaboração da Associação Americana de Físicos em Medicina e da Sociedade Americana de Tecnologia Radiológica na criação d a campanha ” Image Wisely, com o objetivo de baixar a quantidade de radiação utilizada em estudos de medicina que envolvem imagem, eliminando procedimentos desnecessários.