O Responsável pela Proteção Radiológica ou o Supervisor de Proteção Radiológica (SPR) deve comunicar imediatamente à Sapra Landauer esta ocorrência ao Setor de Atendimento ao Cliente. O setor de atendimento orientará como proceder.

Os procedimentos recomendados dependem da ocorrência, conforme descritas a seguir. Quando do envio do monitor para leitura de emergência à Sapra, anexar uma carta notificando o tipo de ocorrência.

  • Na situação de acidente do usuário com radiação, ou seja, exposição do usuário à radiação, com a contaminação do monitor do usuário:

O SPR deve solicitar imediatamente um novo monitor para esse usuário. Depois de tomadas as devidas providências com o monitor para descontaminação, enviar o monitor do usuário à Sapra para leitura de emergência, juntamente com uma carta notificando a ocorrência (acidente do usuário com radiação e contaminação do monitor) e informando as providências tomadas com o monitor na instituição antes do envio para leitura.

  • Na situação de acidente do usuário com radiação, ou seja, exposição do usuário à radiação, porém sem a contaminação do monitor do usuário:

O SPR deve solicitar imediatamente um novo monitor para este usuário. Nessa situação, enviar o monitor do usuário à Sapra para leitura de emergência, juntamente com uma carta notificando a ocorrência (acidente do usuário com radiação) e a informação de não contaminação do monitor.

  • Na situação de contaminação do monitor não exposição do usuário, ou seja, quando constatado na instituição que o usuário não sofreu um acidente com radiação:

O SPR deve solicitar imediatamente um novo monitor para esse usuário. Depois de tomadas as devidas providências com o monitor para descontaminação, enviar o monitor à Sapra para leitura de emergência, juntamente com uma carta notificando a ocorrência (não exposição do usuário e contaminação do monitor), e as providências tomadas com o monitor na instituição antes do envio para leitura.

Atenção: Para todas as situações descritas acima, é altamente recomendado que sejam realizados imediatamente os procedimentos de investigação interna sobre os motivos da ocorrência. A partir dessa investigação o SPR, em acordo com o usuário, deve elaborar um “Relatório de Investigação Interna” na instituição com os resultados da investigação. As responsáveis técnicas da Sapra Landauer estão à disposição para prestar mais esclarecimentos sobre essas situações.

  • MODELO: Carta de Notificação da Ocorrência e solicitação de Leitura de Emergência.

PROVIDÊNCIAS TOMADAS PELA SAPRA LANDAUER:

  • Conforme solicitação do Supervisor de Proteção Radiológica ou do Responsável Legal, um novo monitor será enviado imediatamente para o usuário.
  • Quando o monitor do usuário a ser avaliado em situação de emergência for recebido na Sapra Landauer, a análise do dosímetro será realizada em menos de 24 horas a partir da chegada do monitor ao laboratório.
  • Os resultados desta análise serão imediatamente comunicados ao Supervisor de Proteção Radiológica ou ao Responsável Legal da instituição.
  • O “Relatório de Coleta de Dose” digitalizado será enviado no mesmo dia da análise ao Supervisor de Proteção Radiológica ou ao Responsável Legal por e-mail.