Encontro técnico da Sapra incentiva boas práticas nas empresas

A afirmação é de Everton Luís Silva Machado, Técnico de Segurança do Trabalho do Grupo Fleury, parceiro da Sapra Landauer

O técnico em Segurança do Trabalho foi um dos representantes do Grupo Fleury no Encontro Técnico de Proteção Radiológica nas Áreas Médica e Industrial realizado pela Sapra Landauer, no dia 15 de março, em São Paulo. O Grupo Fleury, parceiro da Sapra Landauer é uma das mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil. Por ano, chega a realizar mais de 60 milhões de exames nas quase 150 unidades de atendimento das suas marcas distribuídas em seis estados, além do Distrito Federal. Em São Paulo, são mais de 30 unidades de atendimento do Fleury Medicina e Saúde, reconhecidas pela comunidade médica e opinião pública pela excelência, inovação e qualidade.

Na avaliação do técnico em Segurança do Trabalho do Fleury, encontros como o que foi realizado pela Sapra são muito importante, porque promove a atualização dos profissionais e incentiva boas práticas para dentro da empresa.

Machado diz que a tecnologia caminha para a redução de doses de radiação nos exames e, aliado a isso, procedimentos bem descritos e bem alinhados, além de treinamento com as equipes, reforçam essa necessidade e ajudam a proteger pacientes e profissionais da saúde

“O Fleury segue essa linha de trabalhar com o mínino possível de exposição à radiação. Sempre é observado, por exemplo, se é importante a permanência do profissional na sala, na hora do exame. Esse é um procedimento descrito do Fleury, que segue essa linha de trabalho”, afirmou, mencionando o tema abordado pelo físico Renato Dimenstein, sobre os aspectos físicos da redução de doses de radiação em exames de Raio X, tomografia, medicina nuclear e mamografia, sem interferência na qualidade de imagens diagnósticas. Dimenstein demonstrou no encontro da Sapra como é possível implementar a redução de doses de radiação sem aumentar muito o ruído ou reduzir a qualidade de imagens diagnósticas.

Machado também comentou a primeira palestra do evento, ministrada pela física Yvone Maria Mascarenhas sobre a mudança de grandeza utilizada atualmente pelos serviços de dosimetria individual externa no Brasil. Para ele, a mudança da grandeza Hx — equivalente de dose em Sievert (mSv) — para a chamada dose equivalente a uma profundidade, ou Hp(10), é vantajosa. “Eu acredito que vá inclusive ficar mais claro para os colaboradores na hora de expor essa questão do limite de tolerância, limite de doses”, acrescentou.

Ainda segundo Everton Luis Silva Machado, os serviços de assessoria e proteção radiológica prestados pela Sapra ao Fleury são de extrema qualidade técnica. “Os profissionais são muito eficientes e quando precisamos de algum atendimento emergencial eles também nos atendem com muita rapidez. Temos sempre retorno imediato da Sapra”, conclui.

As unidades do Fleury realizam ampla gama de exames, empregando técnicas analíticas de alta sensibilidade e especificidade.