4º Encontro Técnico de Proteção Radiológica nas Áreas Médica e Industrial

A Sapra Landauer realiza, no próximo dia 22 de novembro, em São Paulo, mais um Encontro Técnico de Proteção Radiológica nas Áreas Médica e Industrial. O evento será no Hotel Estanplaza Paulista, das 14 às 17 horas, e deverá reunir dezenas de profissionais da área interessados em atualizar conhecimentos e ter acesso a informações técnicas qualificadas sobre métodos e processos de dosimetria individual de radiações.

O evento terá duas palestras. Uma delas, ministrada pelo consultor, professor e físico da Santa Casa de São Paulo, Phillip Patrik Dmitruk, abordará a gestão de proteção radiológica em radiodiagnóstico, com destaque para a melhoria dos padrões de gestão no setor.

A segunda palestra será ministrada pelo gerente de sistemas da Sapra Landauer, Julio Bertollo, que apresentará o sistema Gerenciador de Proteção Radiológica (GPR), uma ferramenta computacional criada pela empresa e de uso exclusivo de seus clientes para a gestão da dosimetria individual de radiações para profissionais ocupacionalmente expostos.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pela internet, por meio do site da Sapra Landauer. As vagas, porém, são limitadas. Inscreva-se já para garantir sua participação (clique aqui para fazer sua inscrição).

Contexto

O evento será uma oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a importância da proteção radiológica na gestão hospitalar. E, neste contexto, de acordo com Phillip Patrik Dmitruk, da Santa Casa de São Paulo, o papel do profissional de física médica é fundamental.

“Ele deve estar atento a todas as condições de segurança no uso de equipamentos de proteção radiológica, no uso correto e adequado dos equipamentos emissores de radiação ionizante, das fontes emissoras de radiação ionizante e também às rotinas e aos protocolos de exames, de forma a manter a dose radioativa dentro dos padrões de segurança e a qualidade de resultados, imagens e tratamentos”, diz Dmitruk, em entrevista ao Blog da Sapra.

Segundo ele, que também é docente colaborador em Física das Radiações no Curso de Pós-Graduação em Radiologia Médica da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, os conceitos de proteção radiológica envolvem não apenas as pessoas, mas também a segurança das operações que envolvem o uso de radiação ionizante, a qualidade dos serviços prestados e a responsabilidade social e ambiental dos administradores.

“Muito mais que uma série de medidas ou conceitos de segurança e aplicação de blindagens, a proteção radiológica está imbuída do desejo de manter segura a pessoa humana, de obter o melhor resultado de segurança, o melhor resultado diagnóstico.”

Sistema GPR

O evento também abordará o uso do Gerenciador de Proteção Radiológica (GPR), uma ferramenta computacional criada pela Sapra Landauer e aplicada à gestão da dosimetria individual de radiações para profissionais ocupacionalmente expostos, por exemplo, em clínicas médicas, hospitais, instituições de ensino e pesquisa e também na área industrial.

Julio Bertollo, diretor de sistemas da empresa, explica que, com o GPR, os clientes podem consultar doses mensais e acumuladas por usuário, por grupo de usuários por setor e por instituições afiliadas além de consultar o movimento de envio e recebimento dos monitores a partir da base de dados da Sapra Landauer, tudo através da internet.

O sistema também permite que se efetuem alterações, inclusões e exclusões de usuários e transferências entre instituições afiliadas e que se consulte o cadastro informatizado de usuários e instituições de acordo com os padrões CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear. Outra função que pode ser feita de modo dinâmico, com o GPR, é a consulta online aos relatórios de doses mensais, acessíveis assim que analisados e gerados na base de dados da Sapra.

Edições anteriores

A primeira edição do Encontro Técnico de Proteção Radiológica nas Áreas Médica e Industrial reuniu cerca de 50 profissionais da área na cidade de Maringá, em agosto do ano passado, e tratou da evolução das tecnologias de dosimetria — desde a de Luminescência Termicamente Estimulada (ou TL, na sigla em inglês) até a mais atual e avançada dosimetria por Luminescência Oticamente Estimulada (OSL) — e da atualização das normas de proteção radiológica, com a atualização da portaria 453 da ANVISA (leia mais sobre o primeiro encontro).

A segunda edição, realizada em São Paulo, em março de 2018, teve foco na mudança das grandezas utilizadas em serviços de dosimetria e de aspectos físicos para a redução de doses de radiação em exames de Raio X, tomografia, medicina nuclear e mamografia (leia mais sobre o segundo encontro).

Mais recentemente, em agosto deste ano, o encontro, também em São Paulo, reuniu cerca de 80 profissionais e abordou a Proteção Radiológica em Radiologia Intervencionista. Participaram como palestrantes a física Rochelle Lykawka, que tratou da “Matriz de risco em aplicações de radiações ionizantes em centros cirúrgicos”, e Yvone Maria Mascarenhas, diretora presidente da Sapra, que abordou “A importância e desafios do controle de doses de dosimetria pessoal em radiologia intervencionista”.

SERVIÇO

4º Encontro Técnico de Proteção Radiológica nas Áreas Médica e Industrial
Quando: 22 de novembro de 2018
Local: Hotel Estanplaza Paulista, em São Paulo. Al. Jaú, 497 – CEP: 01420-002 – Cerqueira César. São Paulo – SP
Horário: das 14 às 17 horas

Inscrições: Clique aqui para fazer sua inscrição

Palestrantes:

Phillip Patrik Dmitruk

Físico da Santa Casa de São Paulo, graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (PUC/SP), no ramo científico de Física Médica, e pós-graduado em Física das Radiações e Radioterapia pelo Instituto de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo(INRAD/FMUSP). É docente colaborador em Física das Radiações no Curso de Pós-Graduação em Radiologia Médica da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Também colabora com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nas comissões de estudo da Associação Brasileira das Indústrias Médico-odontológicas (ABIMO). É docente da Escola de Enfermagem da Santa Casa, da Faculdade de Medicina da Santa Casa, tendo lecionado várias disciplinas nas áreas da Física das Radiações, Proteção contra Radiações Ionizantes, Dosimetria clínica e Controle de Qualidade. É mestre e doutor em Engenharia no ramo científico de Engenharia Nuclear, pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Também é pós-graduado em Administração de Empresas, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como empreendedor e empresário em diversas áreas e ramos de negócios.

Julio Bertollo

Graduado em Engenharia de Produção Materiais, com ênfase em gerência de sistemas e projetos e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de São Carlos. Trabalha na Sapra Landauer há 21 anos como Gerente de Sistemas, desenvolvendo e implantando vários projetos em Gerenciamento de Projetos, Implantação e Desenvolvimento de Sistemas e Novas Tecnologias, Gestão de Sistemas da Qualidade e Gestão de Recursos Humanos. Colaborou intensamente para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e hoje é co-coordenador do Sistema da Qualidade.

Saiba mais sobre e faça sua inscrição