Pesquisas atestam benefícios da dosimetria em tempo real

No Centro Médico da Universidade de Rochester, taxas de exposição à radiação caíram pela metade

Além de ser fácil de usar, configurar, instalar e implementar, a tecnologia por trás do sistema Raysafe i3 tem tido seus benefícios comprovados por meio de estudos científicos desenvolvidos em importantes centros de pesquisa médica do mundo.

Um exemplo de mudanças positivas geradas pelo uso da tecnologia de dosimetria em tempo real ocorreu no Centro Médico da Universidade de Rochester (URMC, na sigla em inglês), que, em um ano, conseguiu reduzir pela metade a exposição de sua equipe médica à radiação.

O médico e pesquisador Frederic J. Mis, responsável pela Diretoria de Proteção Radiológica e Garantia de Qualidade de Radiologia na URMC, conta que, antes de adotarem a inovação, sua equipe tinha dificuldade para gerenciar a dose de radiação em suas salas onde havia alta exposição, como os de cardiologia e radiologia intervencionista. “Sabíamos que precisávamos promover o programa de segurança de radiação para reduzir a dose de radiação e melhorar a segurança da equipe”, explica.

Para resolver o problema, a implementação da tecnologia de dosimetria em tempo real foi imediatamente aprovada pela administração central e instalada, a princípio, em duas salas de alta dose, também como o oferecimento de treinamento adicional em proteção radiológica, visando melhorar a cultura da organização sobre o tema.

“A dosimetria em tempo real forneceu ao nosso pessoal a capacidade de ‘ver’ sua dose de radiação durante o trabalho com os pacientes”, conta o Dr. Mis. “Como resultado, a exposição à radiação diminuiu rapidamente, mesmo durante o período de treinamento”. Diante dos resultados, o sistema foi rapidamente ampliado e instalado também em outras duas salas da instituição.

“Em nosso primeiro ano completo de implementação deste novo programa, notamos uma redução de 50% na dose de pessoal”, conclui o Dr. Mis. “O monitoramento da dose em tempo real tornou-se parte da cultura da URMC e agora é obrigatório, além de ser bem aceito e apreciado pela equipe.”

Outro estudo recente, conduzido pelos médicos e pesquisadores Peter Drescher, Davina Winandy e Tracey Marshall, no Aurora West Allis Medical Center, também mostrou uma redução significativa nas doses de radiação incidentes sobre membros de equipe médica durante procedimentos de vertebroplastia, como resultado direto do uso da tecnologia de dosimetria em tempo real.

Neste estudo, foi medida a exposição à radiação para o médico assistente, tecnólogo, técnico em circulação e anestesista. Com isso, novos processos e procedimentos foram implementados para aumentar a conscientização sobre a radiação e o uso rigoroso de dispositivos de proteção, resultando em uma revisão completa dos procedimentos de trabalho na instituição.“