Gerente da Sapra apresenta palestra em evento internacional

A física, responsável técnica e gerente de Operações e do Sistema da Qualidade da Sapra Landauer, Dra. Maria de Fatima de Andrade Magon, apresentou palestra no Simpósio Internacional de Diagnóstico por Imagem Veterinário (SINDIV), no dia 16 de novembro, na cidade de Salvador, Bahia.

A palestra teve como título “Qual dosímetro escolher e como usar?” e apresentou a diversidade de tecnologias embarcadas em dispositivos aplicados na monitoração e mensuração de doses de radiação em profissionais que atuam em clínicas e hospitais, por exemplo.

A Sapra Landauer é referência nessa área, oferecendo serviços e equipamentos de ponta com as tecnologias TL (baseada em termoluminescência) e OSL (luminescência otimamente estimulada), sendo esta de última geração, disponibilizada com exclusividade pela Sapra Landauer no Brasil.

Entre esses dispositivos que utilizam tecnologia OSL estão, por exemplo, os dosímetros InLight (usado em dosimetria pessoal, ambiental e situações de emergência), NanoDot (ideal para medir doses específicas individuais de radiação) e RadWatch (especialmente desenhado para primeiros socorros, uso em campos de batalha e ambientes hostis).

As vantagens da tecnologia OSL incluem alta precisão de medida, maior confiabilidade dos resultados, integridade das amostras e do sinal, possibilidade de releitura dos dados, uso continuado dos dispositivo, rastreabilidade dos dosímetros, reciclabilidade dos monitores e economia de energia empregada em sua fabricação.

Em sua palestra, Magon destacou a importância do uso do dosímetros para assegurar o cumprimento de princípios de proteção radiológica de Limitação de Doses e Otimização, a importância do uso correto para cumprir com os objetivos, a seleção adequada do tipo de monitor de acordo com as práticas com radiação ionizante e os diferentes sistemas de dosimetria (TL, OSL e fotográfico) certificados e oferecidos no Brasil, com ênfase na nova tecnologia OSL, em que a  Sapra é pioneira.

Confira os principais tópicos da apresentação:

  • Importância do Sistema Nacional Proteção as radiações no Brasil para garantir o uso seguro das radiações e do processo de certificação do CASEC/IRD/CNEN para a assegurar a qualidade dos serviços.
  • Importância da monitoração individual para cumprir com o princípio de proteção radiológica de limitação das doses – monitoração para o controle e registro das doses pelos Responsáveis pela Proteção Radiológica;
  • Otimização em Proteção Radiológica – monitoração como um dos mecanismos efetivos para verificar a aplicação deste princípio de proteção radiológica: adequação dos equipamentos, das instalações e dos procedimentos de trabalho.
  • Recomendações de como usar adequadamente o monitor e importância do uso correto para cumprir corretamente os objetivos.
  • Os diferentes tipos de monitores: tórax e/ou pulseira e anel e a seleção de quais utilizar de acordo com área de atuação do profissional.
  • Comparação dos diferentes sistemas de Dosimetria Individual: TL, OSL e fotográfico, certificados e oferecidos no Brasil.