Entrevista: Proteção radiológica: professora de Radiologia defende conscientização de profissionais e da população

Coordenadora do curso de Radiologia do Colégio Papa Mike acompanhou palestras sobre proteção radiológica na medicina intervencionista da Sapra.

O Colégio Papa Mike esteve representado no Encontro Técnico de Proteção Radiológica em Radiologia Intervencionista promovido pela Sapra Landauer, no dia 22 de agosto, em São Paulo, pela coordenadora do curso técnico de Radiologia, Renata Duque, professora em radiologia médica.

“Somos uma instituição de ensino e trabalhamos para que o profissional inicie sua carreira já com consciência em proteção radiológica. Por isso, este tipo de evento é muito importante”, declarou Renata Duque. Segundo ela, quando se formam, os alunos saem aptos para trabalhar em centros de diagnóstico por imagem, em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde. Eles atuam na radiologia com competências para posicionamento dos pacientes submetidos a exames radiográficos, no processamento e manipulação de imagens analógicas e digitais, bem como na correta aplicação das normas de biossegurança, de proteção radiológica e qualidade de imagem com rigor teórico, ética e responsabilidade técnica.

“Visando justamente a cultura de proteção radiológica desde a formação profissional, nós abordamos o tema em aula e também promovemos diversas atividades extracurriculares, como a jornada de radiologia, projetos sociais  e palestras, como estas que estamos aqui acompanhando”, afirmou ela. “Nós procuramos sempre parcerias, como esta com a Sapra. Elas são fundamentais na formação do nosso aluno, porque através destas palestras ele tem acesso a informação atualizada sobre a dosimetria e proteção radiológica”, acrescentou.

A especialista defende ainda a conscientização da população em geral. “Existe ainda muita resistência entre os profissionais, mas temos que trabalhar essa cultura de proteção radiológica na população, porque a maioria, infelizmente, desconhece os riscos reais da radiação”, concluiu Renata Duque.

O Encontro Técnico de Proteção Radiológica em Radiologia Intervencionista da Sapra Landauer ocorreu no último dia 22 de agosto, no Hotel Estanplaza Paulista. Os presentes acompanharam a palestra da física e diretora-presidente da Sapra Landauer, Yvone Maria Mascarenhas, cujo tema foi “A importância e desafios do controle de doses de dosimetria pessoal em radiologia intervencionista”, e a palestra da física Rochelle Lykawka, que abordou o tema “Matriz de risco em aplicações de radiações ionizantes em centros cirúrgicos”.