Entrevista: EBCO Systems participa de encontro técnico da Sapra

Empresa utiliza equipamentos com raios X para inspecionar  grande parte dos contêineres movimentados nos portos e postos de fronteira brasileiros

A EBCO Systems, parceira da Sapra Landauer que atua nos principais aeroportos e portos do Brasil, desenvolvendo soluções de inspeção não intrusiva de cargas e contêineres por raios X, participou do Encontro Técnico de Proteção Radiológica em Radiologia Intervencionista, dia 22 de agosto, no Hotel Estanplaza Paulista, em São Paulo.

O coordenador de Proteção Radiológica da empresa, Marcelo Ceolin, presente no evento da Sapra, explicou que a EBCO inspeciona grande parte dos contêineres movimentados nos portos e postos de fronteira brasileiros, utilizando, para isso, equipamentos de scanners com acelerador de elétrons.

Em função destas atividades, segundo ele, a EBCO atua na área de inspeção de segurança e cumpre todas das diretrizes e normas da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) para os serviços realizados no Brasil. O quadro de colaboradores do serviço de radioproteção conta com supervisores de proteção radiológica, certificados pela CNEN em aceleradores de partículas e radiografia industrial.

Ceolin destaca que o serviço de proteção radiológica da EBCO exerce o controle de todas as instalações radiativas assistidas pela empresa, de seus colaboradores e do público que frequenta estas áreas. Desta forma, fica assegurado o padrão adequado de proteção radiológica.

“Neste tipo de equipamento que chamamos de scanner é gerado raios X, por intermédio de um acelerador de elétrons, a fim de inspecionar as cargas que chegam e saem dos portos. O operador não tem contato algum com a radiação durante a inspeção, pois é um equipamento totalmente seguro, mas nem por isso eles deixam de ser monitorados. Por isso, eles usam o dosímetro individual e a empresa mantém ainda dosímetros de área, espalhados por locais estratégicos. Todos são monitorados mensalmente e têm ciência da dose a que são submetidos mensalmente. O histórico é sempre ANR (abaixo do nível de registro), mas o processo é seguido à risca”, detalha ele, acrescentando ainda que os funcionários são constantemente treinados e detém certificação para prestação dos serviços de inspeção de contêineres e cargas.

Para Ceolin, eventos como o encontro técnico promovido pela Sapra é fundamental para empresas que atuam no mercado utilizando equipamentos que emitem radiação, como é o caso da EBCO.

“É muito importante ter acesso a informações sobre dosimetria, a mudanças e atualizações dos equipamentos. É fundamental esse contato e a possibilidade de conversar, tirar dúvidas pessoalmente. E tudo isso é possível  neste tipo de evento promovido pela Sapra”, concluiu.