Encontro técnico da Sapra Landauer reúne mais de 60 profissionais em São Paulo

A mudança de grandeza utilizada atualmente pelos serviços de dosimetria individual e as possibilidades de redução de doses de radiação foram os temas do evento

Cerca de 60 profissionais lotaram a sala Van Gogh II do Hotel Nobile Paulista Prime, em São Paulo, para acompanhar a segunda edição do Encontro Técnico de Proteção Radiológica nas Áreas Médica e Industrial promovido pela Sapra Landauer, no dia 15 de março.
 

O evento contou com duas palestras que chamaram a atenção dos participantes, interessados em atualizar conhecimentos e trocar experiências com outros profissionais da área.

Na primeira, a física e diretora-presidente da Sapra Landauer, Yvone Maria Mascarenhas, explicou a mudança de grandeza utilizada atualmente pelos serviços de dosimetria individual externa no Brasil, que passará da grandeza Hx — equivalente de dose em Sievert (mSv) — para a chamada dose equivalente a uma profundidade, ou Hp(10). Yvone fez uma explanação de todos os aspectos que envolvem a mudança de grandeza, que já foi adotada na maioria dos países, conforme o Sistema Internacional (SI). Na sequência, a diretora-presidente da Sapra Landauer respondeu perguntas da plateia. (Faça o download do material da palesta).

Depois de um coffee break, foi a vez do físico Renato Dimenstein, que atua em medicina nuclear no Hospital Albert Einstein, apresentar aspectos físicos da redução de doses de radiação em exames de Raio X, tomografia, medicina nuclear e mamografia. Dimenstein apresentou possibilidades de implementação da redução de doses de radiação sem aumentar muito o ruído ou reduzir a qualidade de imagens diagnósticas. Para o físico, o uso indiscriminado de métodos de diagnósticos com radiação deve ser otimizado. (Faça o download do material da palestra).

Os participantes elogiaram a iniciativa da Sapra Landauer de incentivar o debate sobre proteção radiológica, bem como de oferecer aos profissionais informações sobre a mudança da grandeza. Ao final, eles foram convidados para avaliar o encontro e sugerir outros temas que poderão ser tratados posteriormente, em eventos semelhantes.

Esse foi o segundo encontro técnico promovido pela Sapra Landauer. O primeiro foi sediado em Maringá (PR), em agosto do ano passado, e tratou da evolução das tecnologias de dosimetria — desde a de Luminescência Termicamente Estimulada (ou TL, na sigla em inglês) até a mais atual e avançada dosimetria por Luminescência Óticamente Estimulada (OSL) — e da atualização das normas de proteção radiológica, com a atualização da portaria 453 da Anvisa.