Atualização cadastral na proteção radiológica: uma questão de segurança

Quando se fala em proteção radiológica inúmeras questões devem ser observadas e cumpridas para garantir a efetiva segurança dos profissionais que são Indivíduos Ocupacionalmente Expostos (IOEs).

Um detalhe muito importante, que muitas vezes passa despercebido é a atualização dos dados da instituição, dos nomes do responsável pela proteção radiológica e do responsável pelo envio e recebimento.

A Sapra Landauer não tem conhecimento se houve trocas de dados da instituição ou dos responsáveis, se não for devidamente informada.

A atualização do cadastro da instituição tais como: endereço para correspondência, telefones diretos e e-mails dos setores que participam do processo de monitoração individual.

A identificação dos responsáveis, telefones diretos e e-mails é uma maneira de zelar pelos colaboradores. Isso se deve ao fato de que estes responsáveis nas instituições, cadastrados no sistema Sapra Landauer são as pessoas que fazem o contato direto com a Sapra. O responsável pela Proteção Radiológica é o contato para questões de proteção radiológica e o responsável pelo envio e recebimento dos monitores para solucionar questões deste processo.

“O responsável pela proteção radiológica (e seu substituto) é aquele que responde pela proteção radiológica dos IOEs. Quando há uma dose elevada, a comunicação é feita para esse responsável cadastrado, via e-mail e por carta registrada”, explica a Dra. Maria de Fátima Magon, responsável técnica e gerente de operações e do sistema da qualidade na Sapra Landauer.

O responsável pela proteção radiológica é quem deve zelar pelos indivíduos ocupacionalmente expostos sob sua responsabilidade e pelos procedimentos com radiação, ou seja, é quem deve estar atento para que todo o processo de registro e controle das doses dos IOEs, assim como, a troca de monitores ocorra corretamente.

Comunicações para a Sapra de ocorrência com monitores e/ou acidentes de IOEs com radiação sempre são realizadas com o conhecimento deste profissional. Física e Doutora pela USP, Maria de Fátima ressalta que apenas a partir desta comunicação, o responsável poderá tomar as devidas providências em termos de proteção radiológica, para controle das doses dos IOEs sob sua responsabilidade. Daí a importância de manter esse cadastro sempre atualizado.

O responsável pelo envio e recebimento é quem: recebe e envia os monitores, recebe os relatórios de dose impressos, realiza exclusões e inclusões de usuários, notifica o não recebimento das remessas e/ou de extravio, comunica troca de endereço para envio, comunica a não utilização de monitores por férias, etc. Este profissional tem que ter o conhecimento sobre o processo de monitoração e é quem tem contato direto sobre estas questões, sendo importante que caso haja alteração que a Sapra seja comunicada.

“Ou seja, manter atualizados os dados e nomes desses responsáveis de sua empresa é essencial para que as comunicações e informações sobre os serviços da Sapra sejam trocadas com as pessoas corretas, no tempo certo e nas situações necessárias.”, ressalta Maria de Fátima.

Como comunicar uma alteração cadastral

Se houver qualquer alteração de endereço ou de dados dos responsáveis na instituição é fundamental notificar a Sapra Landauer imediatamente para evitar extravio ou atraso no envio dos monitores, a fim de cumprir a exigência de periodicidade mensal, tomar as devidas providência quanto a atrasos ou extravios de remessas de monitores, e principalmente para que a comunicação de doses elevadas seja direcionada para o responsável atualizado pela proteção radiológica. Só assim ele poderá tomar as devidas e prontas providências.

Para realizar a atualização dos dados cadastrais, acesse a ficha de atualização, e sempre que necessário preencha e encaminhe por e-mail para o cadastro@sapra.com.br ou através do GPR online.