Nota de Falecimento


É com profundo pesar que comunicamos a nossos clientes e colaboradores o falecimento, nesta segunda-feira, dia 31 de maio, do físico, professor, pesquisador e fundador da Sapra Landauer Serviço de Assessoria e Proteção Radiológica, Sérgio Mascarenhas de Oliveira, aos 93 anos, no Hospital São Paulo, em Ribeirão Preto.

Ativo ao longo de sete décadas, Mascarenhas dedicou sua vida a criar, aplicar e disseminar tecnologia para solucionar problemas concretos da sociedade e atender demandas relevantes de empresas e instituições de pesquisa.

A importância de seu legado é imensa e inclui a criação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Embrapa Instrumentação. Professor emérito da USP, pesquisador emérito do CNPq e presidente de honra da SBPC, produziu e ajudou a produzir dezenas de contribuições tecnológicas de alto impacto, fartamente documentadas e com aplicações reconhecidas nas áreas da física médica, engenharia de materiais e instrumentação.

Mascarenhas lecionou, pesquisou, desenvolveu tecnologias e recebeu títulos e cargos distintivos em dezenas de universidades e centros de pesquisa aplicada de renome mundial, mas sempre escolheu e priorizou o Brasil para plantar suas sementes. Atuou no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e em centros do mesmo quilate na Inglaterra, Alemanha, México e Japão, onde inovou usando métodos de dosimetria para medir a radiação a que foram expostas vítimas da bomba atômica.

Foi justamente o acúmulo desse conhecimento científico e tecnológico que o levou, em fevereiro de 1979, a fundar a Sapra Serviço de Assessoria e Proteção Radiológica, primeira empresa nacional de base tecnológica dedicada integralmente a esse setor, tendo recebido, para tanto, a colaboração e apoio do pesquisador norte-americano John Robert Cameron, da Universidade de Wisconsin. Ao lado de Sérgio no início do empreendimento estiveram seus filhos Sérgio Roberto, Helena, Paulo Roberto e Yvone Maria, os dois últimos também físicos e atualmente diretores da empresa.

Mais do que criar novas tecnologias, o trabalho de Mascarenhas por meio da Sapra foi decisivo para introduzir um novo paradigma e, com isso, aprimorar a cultura de segurança e proteção entre profissionais ocupacionalmente expostos à radiação, conscientizando-os sobre a importância da dosimetria individual externa em radiodiagnóstico médico.

Foi também a partir da visão estratégica de Sérgio que a Sapra associou-se, em outubro de 1998, à maior empresa mundial de dosimetria, a Landauer Inc, passando a adotar sua atual razão social e a intensificar sua presença internacional, tornando-se parceira da ALSA Dosimetria, líder de mercado no México.

Já nos anos 2000, a vocação inovadora semeada por nosso fundador foi novamente uma força motriz da Sapra com a introdução, até então inédita no Brasil, da tecnologia de dosimetria por luminescência opticamente estimulada, ou OSL, considerado atualmente o mais avançado método para monitoração pessoal de indivíduos ocupacionalmente expostos à radiação.

Se hoje a Sapra pode orgulhar-se de ser a maior empresa brasileira de proteção radiológica, isso se deve principalmente a Sérgio Mascarenhas de Oliveira, nosso fundador, guia e mestre de ciência, tecnologia e empreendedorismo. Ele será sempre uma referência para nossa empresa e uma inspiração para o trabalho de nossos funcionários, colaboradores e parceiros.

São Carlos, 1 de junho de 2021

Sapra Landauer Serviço de Assessoria e Proteção Radiológica