DIRETORA DA SAPRA PARTICIPA DA JORNADA PAULISTA DE RADIOLOGIA

Evento é o maior da América Latina; apresentação de Yvone Mascarenhas explicou como funcionam as tecnologias de dosimetria TLD e OSL .

A diretora-presidente da Sapra Landauer, Yvone Mascarenhas, participou como palestrante, no último dia 7 de maio, da 47a edição da Jornada Paulista de Radiologia (JPR). O encontro é considerado o maior da área na América Latina e o quarto maior no mundo, reunindo mais de 15 mil pessoas no Transamérica Expo Center (TEC), em São Paulo.

O tema apresentado por Yvonne foi “Como Entender Dosimetria com TLD e OSL”, em referência às tecnologias de Dosimetria de Luminescência Termicamente Estimulada (TLD, na sigla em inglês) e Dosimetria de Luminescência Óticamente Estimulada (OSLD).

A apresentação integrou o painel sob tema “Como Entender Proteção Radiológica em Raios X com Método Experimental”, moderado pelo físico Phillip Patrik Dmitruk, professor da Santa Casa de São Paulo (leia sua entrevista no Blog da Sapra).

Na apresentação, Yvone explicou conceitos fundamentais associados a essas tecnologias de dosimetria, pontuando as vantagens da tecnologia OSLD, que é oferecida com exclusividade no Brasil desde 2015 pela Sapra Landauer.

Entre essas vantagens estão: alta precisão de medida, maior confiabilidade dos resultados, integridade das amostras e do sinal, possibilidade de releitura dos dados, uso continuado dos dispositivo, rastreabilidade dos dosímetros, reciclabilidade dos monitores e economia de energia empregada em sua fabricação.

A Sapra Landauer já teve diversas participações anteriores na Jornada Paulista de Radiologia ao longo dos anos. Na edição de 2015, por exemplo, a responsável técnica e gerente de Operação e da Qualidade da empresa, Maria de Fátima de Andrade Magon, apresentou a palestra “Dosimetria Pessoal: Desafios e Dificuldades e Novas Tecnologias em Dosimetria”.

TLD e OSLD

Em síntese, a dosimetria com TLD emprega como dosímetro um material termoluminescente que, quando aquecido e após ser expostos à radiação ionizante, apresenta a propriedade de emitir luz proporcionalmente à dose de radiação que receberam ao longo de um determinado período de exposição. Esse fenômeno físico é conhecido como radiotermoluminescência, ou, simplesmente, termoluminescência.

Já a dosimetria com OSL, que é a mais moderna disponível internacionalmente, emprega material isolante ou semicondutor que, ao ser estimulado por luz, após ser exposto à radiação ionizante, adquire propriedade luminescente com intensidade proporcional à quantidade de radiação absorvida ao longo de um período de tempo.

O material utilizado como detector nesses monitores utilizados pela Sapra Landauer é o óxido de alumínio (Al2O3:C) e seu método de leitura emprega um laser de alta performance ou LED (diodo emissor de luz, na sigla em inglês) como fontes de excitação, dependendo do modelo de monitor e leitor adotado.

No Brasil, a tecnologia OSLD, ou simplesmente OSL, é usada para dosimetria de radiações ionizantes por raios X, gama e beta.

Sobre a jornada

A Jornada Paulista de Radiologia (JPR) é realizada há quase 50 anos, reunindo congressistas, professores, coordenadores, convidados, expositores, visitantes e equipes de apoio de diversos países.

O evento mantém uma programação científica robusta, com dezenas de cursos em áreas como neurorradiologia, oncologia, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, física em radiodiagnóstico, entre outros temas e especialidades.

O evento abriga também uma exposição técnica com cerca de cem empresas especializadas do setor, também considerada a mais importante do segmento radiológico na América Latina.

A edição 2017 da JPR sediou também o II Congresso França-Brasil-América Latina de Radiologia, tendo como tema central “Radiologia Francesa: As Relações Humanas e a Boa Prática Médica”, em parceria entre a Sociedade Paulista de Radiologia(SPR) e a Sociedade Francesa de Radiologia (SFR).

A próxima edição já está agendada para o período de 3 a 6 de maio de 2018, também no Transamerica Expo Center, e será realizada em parceria com a Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA) e terá como tema “SPR e RSNA: Transformando a Educação na Radiologia”.

Saiba mais sobre o evento: www.jpr2017.org.br/