SAPRA OBTÉM CERTIFICAÇÃO PARA NOVA TECNOLOGIA DE DOSIMETRIA

Sistema OSLD, baseado em estímulos ópticos, é mais moderno e eficiente e está, agora, disponível também para clientes no Brasil

A Sapra Landauer obteve, no início de 2015, uma certificação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) que permite a utilização da tecnologia OSLD para seu serviço de dosimetria individual externa no Brasil. Com isso, clientes da empresa em todo o país passam a ter acesso a um sistema de dosimetria ainda mais moderno e eficiente e em sintonia com o que há de mais avançado nesse setor.

A tecnologia de Dosimetria Ópticamente Estimulada (OSLD, na sigla em inglês) foi originalmente desenvolvida pela Landauer Inc., empresa parceira da Sapra, nos Estados Unidos, por meio de uma colaboração científica com grupos de pesquisa da Oklahoma State University. O método já tem mais de 1,5 milhão de usuários em todo o mundo, número que tende a crescer nos próximos anos, conforme se amplie a sua escala comercial e as iniciativas nacionais de certificação.

Entre as principais vantagens do novo sistema está sua alta precisão de medida e, por consequência, o elevado grau de confiabilidade dos resultados obtidos. O método também preserva a integridade tanto das amostras como do sinal utilizados na dosimetria, o que permite sua releitura e o uso continuado dos dispositivos. Há também vantagens de rastreabilidade, com um número de série impresso em cada dosímetro, e ganhos ecológicos, pois os monitores são recicláveis e empregam menos energia e produtos químicos em sua fabricação.

O sistema OSLD já vem sendo utilizado ao longo da última década em países como Japão, Canadá, França, Inglaterra, China, Turquia, Suécia, México e Austrália, além dos Estados Unidos. Agora, com sua certificação também no Brasil, empresas e instituições que lidam com radiações ionizantes e mantêm operações globais nesses mercados poderão adotar um mesmo sistema de monitoramento para todos os seus usuários, em diferentes países, padronizando e uniformizando seus procedimentos de controle.

“Cumprimos uma importante missão de inovação tecnológica, que permite à Sapra Landauer oferecer uma dosimetria moderna e precisa “

afirma Yvone Maria Mascarenhas, diretora da Sapra e também especialista na área, com doutorado e pós-doutorado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

Ela explica que o processo de certificação da empresa para uso da tecnologia OSLD envolveu várias etapas, conforme as regras instituídas pelo Comitê de Avaliação de Serviços de Ensaio e Calibração (CASEC) do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), órgão ligado à CNEN.

“Consideramos o processo brasileiro de certificação de laboratórios de dosimetria como sendo de extrema importância e uma iniciativa de referência internacional”

Avalia Yvone, ela acrescenta que a emissão da certificação para o método OSLD pela CNEN representa um grande avanço para o setor de dosimetria individual no Brasil.

“Enquanto empresa, aprendemos muito. E creio que, para a CNEN, também houve um ganho importante ao se incorporar uma nova tecnologia no país e ao se estabelecerem os processos normativos e as diretrizes para formação de novos especialistas nessa área.”